quinta-feira, junho 30, 2005

O petróleo começa a faltar

5 artigos publicados na última edição do Courrier Internacional, reforçados pelo editorial de Fernando Madrinha, alertam-nos para a possibilidade de, já em 2006 ou apenas em 2036, o petróleo começar a faltar. Desde 1998, o preço do petróleo subiu 170%, resultado de um aumento brutal de consumo. "Basta dizer que, só num ano, 1.2 mil milhões de chineses passaram a gastar mais 17% e, no prazo de 15 anos, terão duplicado esses gastos; em 2010, os mil milhões de indianos - que nessa altura já serão muito mais - terão aumentado o consumo em 30%; e os 300 milhões de americanos que, só por si, queimam um quarto de toda a produção mundial, passaram a usar, em 2004, mais de 200 mil barris por dia." O petróleo fornece 40% da energia do globo, o que significa cerca de 70% do necessário para os transportes, onde é praticamente insubstituível.
Este aumento de consumo não é acompanhado por um aumento de produção. Mais: os especialistas calculam que se esteja muito próximo do pico de produção, isto é, do ponto em que terão sido consumidas metade das reservas mundiais. King Hubbert, um geólogo da Shell (já falecido), demonstrou matematicamente que a exploração de qualquer jazida segue uma curva gaussiana (leva tempo a arrancar, depois aumenta vertiginosamente, estabiliza e cai abruptamente). A teoria de Hubbert verifica-se em todas as principais jazidas do planeta.
"A mensagem impõe-se com a força de uma evidência - o automóvel individual é um luxo de futuro incerto e a nossa civilização climatizada está em risco, a um prazo não muito distante."

4 Comments:

At 11:35 da manhã, Blogger Nuno said...

O lado bom é que não deve demorar tanto quanto se esperava para o petroleo acabar...

 
At 4:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e já estão a encontrar (só agora!!!!) formas de energia alternativas.

 
At 12:32 da manhã, Blogger Salvador said...

o unaligned é apologista do apocalipse? desejará que o mundo se desfaça? é uma opinião muito infantil, mas enfim...

quanto ao post, é verdade que o consumo tem crescido muito, mas quanto à possível futura falta de petróleo, já se fala nisso há mais de 20 anos, e ainda há pouco tempo se descobriram novas jazigas...

 
At 2:06 da tarde, Blogger Nuno said...

salvador: em primeiro lugar devo-lhe dizer que lamento que parta logo para insultos pessoais. Eu não o faço.

Quanto ao que interessa, lá por o petróleo acabar, não significa que venha aí o apocalipse. Acha que as pessoas não serão capazes de arranjar alternativas quando forem _obrigadas_ a isso ?

O aspecto positivo a que me referia é o aspecto ambiental. Não sei quais as energias alternativas que irão vingar no futuro, mas de certeza que não serão tão nefastas para o meio ambiente.

E já agora, há vinte anos não diziam que o petróleo ia acabar num curto espaço de tempo. Diziam sim que no próximo século (XXI) garantidamente acabaria.

Por mais jazigas que descubram, duvido muito que consigam cobrir os aumentos de procura a que assistimos hoje em dia.

 

Enviar um comentário

<< Home