sexta-feira, maio 25, 2007

Zodiac



Aviso: Recomendo ver Zodiac, o filme é muito bom, no entanto talvez seja melhor vê-lo sem ter lido muito sobre o mesmo. Assim, sugiro só continuar a ler isto depois de ter visto o filme, pois revelo alguns factos significantes que no meu caso gostei de desconhecer quando o fui ver.

Não tencionas ver ou não te importas de saber mais, ok, siga:

Fui ver Zodiac por acaso sem grandes expectativas, não sabia muito sobre o filme, apenas que era sobre a história (supostamente verídica) dum Serial Killer que deixava mensagens sobre os seus crimes. Mais um filme “baseado em factos verídicos”... –pensei eu. Desconhecia ser realizado por David Fincher (Fight Club, Seven) ou as minhas expectativas poderiam ter estado um pouco mais elevadas. Seria melhor ?... Acho que não. Fiquei agradavelmente surpreendido. O filme é longo, - duas horas e quarenta – mas confesso que só em parte isso me pesou, lá pelo meio do filme quando o desenlace se torna mais morno. Assim só o recomendaria a alguém com vontade de ver um bom filme e não a alguém que, cansado do trabalho, pretenda apenas descansar os olhos no ecrân. Para isso, haverá outros mais recomendáveis. Embora pareça, não estou a querer dizer que o filme é parado, nada disso, para o tamanho do filme até é bastante cativante. Agora duas horas e meia sem intervalo é puxado só por si; a mim não me custou nadinha. Achei genial a caracterização das diversas épocas que o filme vai atravessando, a maneira como os personagens se vestem e o que fazem e usam é excelente, só por si já dá imensa graça à coisa, mesmo que (como é o meu caso) sejam, em grande parte, universos que eu não vivi. De facto acho que o ambiente e como as personagem circulam nele é fantástico, e dá muita vida ao filme, um bocado como em L.A. Confidential ou Black Dalia, se bem que acaba por ter uma perspectiva diferente sobre os crimes. Enfim, um bom filme para ver com bons amigos.