quarta-feira, janeiro 07, 2009

Pelos dentes do Cachalote!



Cachalote
O cachalote é a maior das baleias com dentes, bem como o maior animal com dentes actualmente existente, medindo até 18 metros de comprimento. Esta baleia tem como característica distintiva o facto de possuir na cabeça uma substância cerosa de cor leitosa, o espermacete. A enorme cabeça e a forma distintiva do cachalote, bem como o seu papel na obra Moby Dick de Herman Melville, levaram muitos a descreverem o cachalote como o arquétipo de baleia por excelência. O cachalote foi caçado até à década de 1980 nas águas dos arquipélagos portugueses da Madeira e Açores.



São as únicas grandes baleias a ter dentes. Os cachalotes têm de 17 a 29 pares de dentes com forma cónica na mandíbula inferior, cada um com 8 a 20 cm de comprimento, podendo atingir os 25 cm e os 500 gramas de peso. Cada dente pode chegar a pesar 1 kg. A mandíbula superior também apresenta dentes, mas estes raramente se encontram visíveis. Os cachalotes alimentam-se de várias espécies, em particular lula-gigante, potas, polvo e vários peixes como raias, mas principalmente de lulas de tamanho médio. Praticamente tudo o que se sabe sobre as lulas que vivem a grande profundidade foi descoberto a partir de exemplares encontrados nos estômagos de cachalotes capturados.

Recordes do cachalote
O cachalote é detentor de alguns recordes do mundo natural:
- Maior mamífero com dentes que se conhece, vivo ou extinto.
- Maior cérebro entre todas as espécies vivas da Terra, com um peso médio de 7 kg sendo conhecidos espécimes com cérebro pesando 9 kg.
- Maior carnívoro da Terra.
- Mergulho mais profundo entre todos os mamíferos, a cerca de 2 200 metros, podendo suster a respiração por aproximadamente duas horas.
- Animal mais ruidoso do mundo. Os sons produzidos pelo cachalote têm uma intensidade que excede os 230 dB.

1 Comments:

At 3:52 da tarde, Anonymous jorge said...

onde posso comprar dente de orca e de cachalote? tudo para artezanato. vidaljorge82@gmail.com

 

Enviar um comentário

<< Home