sábado, maio 06, 2006

"tikkun olam ou os morangos silvestres"



excertos da entrevista a David Berman (Silver Jews), publicada no jornal expresso do dia 6 de Maio de 2006

"O objectivo é 'tikkun olam', reparar o universo. Todos os dias, a mais pequena acção deverá melhorar um pouco o universo. Temos obrigação de fazer aquilo que está certo. Todas aquelas pequenas coisas que eu fazia, como mentir ou enganar alguém, não são pequenas, são muito grandes."
(...)
"Qual a razão para, só quase 15 anos depois, de decidir a subir a um palco?"
"Quando entrei no processo de desintoxicação, de repente tive de me convencer a lidar com pessoas a que não estava habituado e de que não gostava. Também, durante a gravação do álbum, fui obrigado a responsabilizar-me por diversos aspectos da produção. Estava sempre disposto a regressar à minha caverna, mas, quando o disco saiu, um dia em que caminhava em Nashville, pela Tanglewood drive, pedi a Deus que me desse algum sinal acerca do que deveria fazer. Fazia parte das minhas experiências com a oração...No início da rua, colocava a pergunta - deverei fazer uma digressão em 2006? - e esperava que, no fim dela, surgisse uma resposta. Como estava convencido que não receberia qualquer sinal, a ideia de fazer concertos mal se chegava a pôr. No fundo da rua, havia um canteiro apenas coberto de relva onde, quando andava a passear o cão, habitualmente voltava para trás. Nesse dia, reparei que estava cheiro de morangos silvestres. Provavelmente os morangos crescem ali todos os anos. Mas eu escolhi acreditar que aquele tinha sido o sinal que andava à procura."