segunda-feira, julho 10, 2006

Oscar Niemeyer


Uma senhora da alta sociedade ousou questionar a sua obra máxima - a construção de Brasília. "O senhor não acha este palácio muito branco?", perguntou a mulher. "Acho, minha senhora.", respondeu o arquitecto. "O senhor não acha que Brasília é tão clara que o branco destas colunas fere a vista?", insistiu a visitante. "Acho, sim, minha senhora.", respondeu Niemeyer."O senhor não acha, então, que deveria ter feito estas colunas mais escuras?Digamos, cinzentas?", insistiu a mulher. "Acho, minha senhora.", tornou a repetir o arquitecto. "Então porque é que o senhor as fez brancas?", retorquiu a mulher. E, então, o arquitecto encerrou o diálogo:"Só para chatear, minha senhora."

2 Comments:

At 12:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ainda não percebi onde é que esta miúda vai buscar estas pérolas. ou talvez sim.

ciccioliano

 
At 10:06 da manhã, Blogger c. said...

há um artigo muito interessante na revista Pública desta semana, sobre um pedreiro, Evando dos Santos, que fez da sua casa uma imensa biblioteca para que todos os que viviam "na paupérrima Vila da Penha, zona morte, uma espécie de anticartão postal da cidade por causa da pobreza e da violência", pudessem ter acesso aos livros. Evando resolveu desafiar um dos maiores arquitectos do mundo a construir um edifício para a biblioteca, durante um programa ao vivo de televisão, e Niemeyer aceitou. A história do diálogo que transcrevi é contada neste artigo, que vale a pena ser lido.

 

Enviar um comentário

<< Home