sexta-feira, maio 25, 2007

Singin in the Rain

Bom, este post dedico-o ao meu primo Daniel.

Durante anos, conheci partes deste filme, a música que lhe dá o nome, alguns frames cheios de caretas e cor bem à moda dos músicais da época, o Gene Kelly com cara de parvo, a famosa cena da dança à chuva... Ok, não há que enganar, mais um musical cheio de alegria esvaziada e sapateado de pandeiretas nos pés. O meu primo Daniel, foi a primeira e única pessoa que eu conheço a admitir ter gostado, e (pasme-se) rido com o filme (assim de repente, até à data, não lembro sequer de alguém que me tenha sequer falado do filme). Escusado será dizer, que durante anos isto foi motivo de chacota sobre a sua pessoa, quer por mim quer pelo seu irmão. Mas, a vida às vezes tem destas coisas...
Recentemente, numa onda retro que me tem assolado, tenho visto alguns clássicos do cinema mundial, e assim calhou-me encher-me de coragem e lá vai: Singin in the rain.
Não é que o raio do filme é muito bom. Entra logo a matar, cheio de nuances e tiradas caricaturais e críticas ao próprio mundo do espectáculo, tudo inevitavelmente polvilhado com as famosas cenas mais ou menos megalómanas de espectáculo dançado, que me pareceram extremamente harmonizadas com o enredo e de altíssimo nível e pertinência para a história, sempre com uma corrosividade e sofisticação do outro mundo – que não o dos musicais. Fiquei completamente agarrado; até o sorriso de parvo do Gene Kelly me parecia fazer sentido (se calhar já estou a exagerar). E pior, pasme-se, o filme é realizado pelo próprio Gene Kelly!!! Acabado o filme, estava rendido. Está lá, junto com “Moulin Rouge” e “Nightmare Before Christmas” no panteão dos musicais arrebatadores. E dispensa claramente a deixa: muito bom “para um musical”. É muito bom em qualquer nível.
Fiquei tão agradado com o filme que me aprecebi que, sendo de 1952, o filme não está nem um pouco datado, quer técnica quer dramaticamente. É fresco como se fosse de 2007.
Posto isto, é escusado dizer que tiro o meu chapéu ao meu primo Daniel, cujo gosto subiu na minha consideração uns pontos.
Recomendo-o a quem ainda não viu, pois às vezes não se pode mesmo julgar um livro pela capa (de chuva neste caso).








Na imagem: Gene Kelly dançando à chuva com cara de parvo, neste magnífico filme.
(provavelmente semelhante à cara de parvo que eu fiquei quando finalmente vi o filme).

2 Comments:

At 5:40 da tarde, Blogger Divulgando o Sapateado Por Aí said...

Hoje (25.05.2007) é Dia Internacional do Sapateado. Mais sobre sapateado americano (mas também irlandês, e outras modalidades de dança) nos sites do "Divulgando o Sapateado Por Aí":

blog - posts diários
http://divulgandotap.blogspot.com

portal - desde 1998
http://www.geocities.com/divulgando

Um abraço e sucesso.

 
At 4:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

What the fck?!? Divulgando sapateado?!?

 

Enviar um comentário

<< Home