"No mundo angustiado e triste em que vivemos, o Lugar dos Afectos é um local onde pode ressurgir a esperança, onde muitas feridas poderão encontrar tratamento". O projecto que provocou os elogios da Coordenadora Nacional para os Assuntos de Família, Margarida Neto, deverá ser inaugurado em Fevereiro.
O Lugar dos Afectos que a médica e escritora Graça Gonçalves está a financiar, desde 2002, com as receitas provenientes dos seus livros, é uma atracção, mesmo antes de abrir ao público. O conjunto de casas que simbolizam emoções já foi visitado por centenas de pessoas em Eixo (vila que fica a 10 kms de Aveiro), o local onde a escritora comprou o terreno de 3500 m2 para edificar o parque temático.
Apesar de ser um projecto com características únicas no mundo (ver Saber Mais), Graça Gonçalves não recebeu qualquer apoio da Câmara ou outra entidade estatal. No entanto, a mudança nos comandos do município alteraram o quadro. "Há dias fui surpreendida com uma visita do novo presidente da Câmara. O professor Élio Maia apercebeu-se do inegável interesse público do projecto e, para além de ter ficado impressionado, prometeu desde já um primeiro apoio, ao nível da elaboração dos jardins", revelou Graça Gonçalves ao JN.
A escritora não tem uma ideia concreta do dinheiro investido no Lugar dos Afectos, "talvez seja uma auto-defesa, pois tudo aquilo que ganho vai para lá, até um apartamento que tinha na praia o vendi para comprar o terreno", lembra. Admite, no entanto, que os "Afectos" já custaram "talvez uns 350 mil euros". Mais de metade da obra já está feita, encontrando-se na fase de colocação de portas e janelas feitas de encomenda. O mercado da construção civil não está virado para estruturas em forma de coração ou estrela. Tal como as paredes não costumam ser onduladas, nem as telhas azuis ou cor de rosa.
in Jornal de Notícias