quarta-feira, julho 30, 2008

O planeta dos macacos

domingo, julho 20, 2008

Faca na caveira, parceiro!






segunda-feira, julho 14, 2008

Natural Born Killers


Revendo o NBK de Oliver Stone (TVI) ia-me dando conta de como a televisão é estúpida.
De como se aldraba sem pudor o telespectador bovino por "apenas mais um serão". E nisto ruminava.
"Não perca o Assassinos Natos da autoria de Quentin Tarantino".

Será que "Oliver Stone" já não vende? Quer-se um nome da berra para vender horas de ruminância, seja qual for o conteúdo da palha.

É claro que está mais do que correcto, Natural Born Killers é uma história da autoria de Tarantino. Mas bem podia ser do Marcos Feijão. Não existe qualquer pureza, coincidência ou boa intenção no slogan "da autoria de Quentin Tarantino" é um instrumento simplório de maquinação. Uma selectividade aparentemente casual, infelizmente para mim (nós) pouco é instintivo ou natural na programação televisiva.

Entretanto, em antecipação ao nascimento dos Gémeos de Angelina Jolie e Brad Pitt, - notícia mediática do momento no mundo estúpido da fama -, deu-se a coinciência de passarem dois ou três filmes com Angelina Jolie e "Troy" com Brad Pitt (pelo menos), no espaço de dois dias.

É tudo tão óbvio, tão repetitivo e "pastiche" que me pergunto, será que este tipo de instrumentos de propaganda funciona mesmo? Existirão mesmo ruminantes que escolhem certa erva por indução subconsciente, ou dão conta do óbvio mas seguem pastando como eu (acredito que faça)?...

O que até é giro, é que "Natural Born Killers" é precisamente sobre a preversão e manipulação dos media sobre a realidade que vivem, e acreditam os telespectadores, i.e., toda a sociedade actual. O que até podia tornar mordaz, a escolha do modo de divulgação da obra - que não o é.

Estou morto para que a televisão acabe, morra, devorada pelos novos conceitos de auto-televisão.

Enquanto isso não acontece, fica uma das músicas da viciante Banda Sonora de NBK, que alías tem muita alma, à semelhança da excelente obra que incorpora e empresta vida.


ATENÇÃO: este videoclip revela partes importantes do filme.

domingo, julho 06, 2008

The Killing
















Percebe-se de imediato a extensão do legado deste filme.

É de facto forte e dinâmico como um cavalo de corridas.
Inovador e obrigatório.

O Vinho em "Notorious"


Considero incontornável que grande parte do ambiente criado em certos livros e filmes, está nos detalhes. No caso de "Notorious" - o clássico de 1946 de Alfred Hitchcock -, a presença marcante da adega e em particular de umas garrafas de Pommard produzido por Francois Penot & Cia., colheita de 1934 - bom vinho Francês da grande região demarcada da Borgonha.



Diabólico


Les Diaboliques (1955)
Director:Henri-Georges Clouzot

Apelo apresentado no final do filme:


Trad:

Não seja "Diabólico"!
Não estrague aos seus amigos o interesse por este filme .
Não lhes conte o que viu.
Obrigado por eles.