sexta-feira, abril 29, 2005

Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,
são eternos como é a natureza.

Pablo Neruda

segunda-feira, abril 25, 2005

25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silêncio

E livres habitamos a substância do tempo


# Sophia de Mello Breyner

domingo, abril 24, 2005

"Cidade
Sem muros nem ameias
Gente igual por dentro
gente igual por fora"


Há exactamente um ano atrás, ouvi-te cantar a "Utopia". Fazia-lo de pé, como sempre o fazes quando cantas uma canção do Zeca Afonso. E, nesse instante, o 25 de Abril surgiu, e com ele o desassossego, e voltei a acreditar que é urgente continuar a sonhar e a lutar. Nunca o irás saber, mas essa noite permanece, em mim, indelével.

Salgueiro Maia



Aquele que na hora da vitória
respeitou o vencido

Aquele que deu tudo e não pediu a paga

Aquele que na hora da ganância
perdeu o apetite

Aquele que amou os outros e por isso
não colaborou com a sua ignorância ou vício

Aquele que foi "Fiel à palavra dada à ideia tida"
como antes dele mas também por ele,
Pessoa disse.

#Sophia de Mello Breyner

Lembro-me quando era pequenina de ir para o antigo Largo do Cojo cantar "Uma gaivota voava voava" de cravo vermelho na mão. Lembro-me que os testemunhos da revolução de Abril me ajudaram a perceber bem a diferença entre o bem e o mal. Eu nessa altura sentia que sabia o que queria. Queria mudar o mundo. Queria torná-lo melhor. Apesar de não ter perdido essa ilusão, o que antes me parecia tão fácil foi-se tornando muito difícil. E hoje, 30 anos depois, queria fazer uma revolução. Mas não tenho força...

sábado, abril 23, 2005

Revolução #Sophia de Mello Breyner

Revolução

Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta

como puro inícío
Como tempo novo
Sem mancha nem vício

Como a voz do mar
Interior de um povo

Como página em branco
Onde o poema emerge

Como arquitectura
Do homem que ergue
Sua habitação

23 de Abril de 1974

Entre as 18 e as 20 horas, num banco do Parque Eduardo VII, em Lisboa, Otelo distribui os sobrescritos com a Ordem de Operações aos delegados que os hão-de distribuir pelas unidades revoltosas. "As equipas são formadas por dois elementos", conta este militar no seu livro, que temos vindo a seguir ao longo desta evocação jornalística, iniciada em 16 de Março. Cada um seguirá na sua viatura, "percorrendo, se possível, itinerários diferentes". Deste modo, "se um fosse apanhado, o outro poderia vir a cumprir a missão".

O frio obriga Otelo a recolher-se no carro, estacionado na Avenida Sidónio Pais. Com os sobrescritos vai um exemplar do jornal marcelista "Época", que funciona, por ironia dos golpistas, como identificador dos elementos de ligação.

Os fuzileiros fazem saber que no mínimo serão neutrais, para alívio dos conjurados. A informação é dada por um eufórico Vítor Crespo a Vítor Alves e Otelo, que, em casa do primeiro, efectuam uma rápida reunião com elementos da Armada. A hora H fora entretanto marcada, em definitivo, para as três da madrugada.

"O mês de Abril, tal como sucedera com o de Março, foi, praticamente todo ele, constituído por dias muito confusos. (...) Sentiu o chefe do Estado o perigo e a possibilidade de que alguma coisa de mais grave poderia suceder, embora longe de supor o que, de facto, viria a acontecer. Transmitia frequentemente (...) a sua inquietação e as suas apreensões a quem estava governando o País e não só. Mas apenas em meia dúzia de pessoas, quando muito, encontrava pleno acordo para esse seu estado de espírito. (...) De quanto estaria em curso, o chefe do Estado sentia que o maior risco vinha do chamado movimento dos capitães, cuja evolução no sentido político se tinha acentuado. (...) Os alarmes que chegavam ao chefe do Estado vinham em maior grau do jornalista Luís Lupi e, também, do almirante Henrique Tenreiro, mas, além desses, chegavam-lhe também doutras fontes, sobretudo os oriundos do general Kaúlza de Arriaga e do professor Soares Martinez. Acontecia, porém, que os governantes mais responsáveis pela política e pela defesa da ordem e da Nação lhe afirmavam que o que mais temiam era um golpe da direita e não da esquerda! E encabeçavam esse golpe (...) na pessoa do general Kaúlza de Arriaga e de alguns outros oficiais generais seus amigos, entre os quais o general Luz Cunha, seu cunhado (...)"

sexta-feira, abril 22, 2005

Chá de Palavras

Para quem gosta de chá e de palavras e ainda não experimentou. http://chadepalavras.blogspot.com

sexta-feira, abril 15, 2005

Resultados do inquérito "Gostas de Escabeche"

Sim, apuradinho... 18,33%
Não, dá-me gases. 63,33%
Ocasionalmente 3,33%
Com ingredientes frescos. 10,00%
Sempre e ao quilo! 5,00%

Conclusão do inquérito: As pessoas até gostam dum bom escabeche, têm é o intestino sensível.

quinta-feira, abril 14, 2005

Está explicado!

A razão de se ter construído um estádio grandioso no Algarve chegou agora: é que o Estoril quando recebe o Benfica precisa de se sentir em casa!

terça-feira, abril 12, 2005

Competição Olímpica de felinos a dormir

Altamente aconselhado para quem gosta de gatos (e mesmo quem não gosta)

http://www.themoggy.com/solos.htm

Momento Trivia Monetário

Querem saber por onde anda o vosso dinheiro ?

http://www.eurobilltracker.com/

sábado, abril 09, 2005

Momento Trivia Gastronómico

Por é que é dito que um copo de vinho é saudável?
Porque a casca da uva contém uma substância química antioxidante, que protege as artérias contra o acúmulo de colesterol, além de uma acção anticoagulante semelhante à da aspirina, tornando a circulação mais fluída.

Somos os Segundos

"Apesar de ser apenas a quarta das línguas latinas em termos de presença na Internet (dados de 2001 em http://funredes.org/LC/english/L5/L5overview.html), o Português é já - atrás do Inglês - a segunda língua mais escrita da blogosphere, com 54.000 weblogs contra a dezena de milhar de blogues franceses - tradução já constante das propostas oficiais francófonas -, estatísticas de www.blogcensus.net/?page=lang."

extraído de http://ciberduvidas.sapo.pt/controversias/220903.html


Brasil como de costume, ou terão os Portugueses contribuído significativamente? Uma coisa é certa, nós estamos lá.

sexta-feira, abril 08, 2005

Sorrisos de ouro

Onde foi toda a gente?

Perderam-se?

sexta-feira, abril 01, 2005

Que grandes brincalhões!

Afinal o Papa está bem de saúde! Testemunhas viram sua santidade a fazer Jogging nos arredores de Roma. As nossas fontes garantem que tudo se trata duma brincadeira de 1 Abril desses ganda'malucos do vaticano.