Juventude em Marcha, de Pedro Costa
[excerto da entrevista a Pedro Costa , Jornal Expresso de 25 de Novembro 2006]
Expresso: Juventude em Marcha está construído em torno de uma personagem: Ventura. Sentimos que ele tem a grandeza de um mito fundador.
Pedro Costa: Cruzei-me com Ventura várias vezes durante a rodagem dos filmes anteriores. Ele cumprimentava-me sempre ao fim do dia com uma delicadeza e uma elegência que me intrigavam.Nunca ousei aproximar-me dele, julguei-o inatingível. Pouco a pouco, fui descobrindo o seu passado. É um homem lendário no bairro: foi um dos seus alicerces e um dos seus maiores dramas. De certa maneira, é um homem destruído. Nasceu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Chegou a Portugal em 1972, sozinho. Deixou a mulher na sua terra e veio para trabalhar nas obras. Ventura revelou-me um pouco da sua solidão, os primeiros anos em Portugal, as dificuldades que passou, os seus amores furtivos. Foi um dos primeiros a construir uma barraca nas Fontaínhas. Comecei a acreditar nele, e ele em mim. Queria saber mais desses segredos antigos, mas nunca forcei a confidência. (...)
Expresso: Porque decidiu filmar a sequência no museu?
Pedro Costa: Um dia passo com o Ventura de carro, na Avenida de Berna, e ele diz-me "Fui eu que sentei ali o sr. Gulbenkian e o pinguim.". Referia-se à estátua de Calouste Gulbenkian com a figura do deus Horus. E o Ventura lá me conta que passou três anos a trabalhar ali, nos esgotos, a assentar as lajes do chão do Centro de Arte Moderna, a limpar o jardim. Nessa altura fizemos uma pequena visita ao museu, onde ele nunca tinha entrado. Imaginámos que ele encontrava mais um filho perdido que estaria a trabalhar no museu. Entrámos, pedi ao Ventura que escolhesse um quadro, ele apontou para "A fuga para o Egipto", de Rubens. Filmo o quadro, o Ventura olha para ele, mas o que se passa é que não é só o Rubens que ele vê, de facto. O Ventura vê também o cimento da parede que está a segurar o Rubens e que ele se orgulha de ter construído. Foi uma modesta solução que encontrei para dizer que o Ventura e todos os outros como ele têm tanto direito à beleza como nós.
4 Comments:
... também porque o sublime é o que nos iguala a todos na infimidade de nós mesmos.
a história que se passa no museu é muito bonita. O filme deve ser muito bom.
… Unbelievable , but I just found software which can do all hard work promoting your ideiasemescabeche.blogspot.com website on complete autopilot - building backlinks and getting your website on top of Google and other search engines 1st pages, so your site finally can get laser targeted qualified traffic, and so you can get lot more visitors for your website.
YEP, that’s right, there’s this little known website which shows you how to get to the top 10 of Google and other search engines guaranteed.
I used it and in just 7 days… got floods of traffic to my site...
…Well check out the incredible results for yourself -
http://magic-traffic-software.com
I’m not trying to be rude here, but I believe when you find something that finally works you should share it…
…so that’s what I’m doing today, sharing it with you:
http://magic-traffic-software.com
Take care - your friend Jennifer
After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your ideiasemescabeche.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...
Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...
= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com
In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.
Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!
And all it took was 10 minutes to set up and run.
But how does it work??
You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!
Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.
= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com
Enviar um comentário
<< Home