terça-feira, julho 31, 2007

Ernst Ingmar Bergman


Às vezes o que os críticos de cinema dizem é mesmo verdade. Bergman foi para mim um exemplo disso. Fez coisas verdadeiramente tocantes, quer para os puristas, quer para os menos arrebatados; acho que para todos os que se disponham e gostem dum bom conto, bem contado.

Q Ler?


Woody Allen, Pura Anarquia, Gradiva, Lisboa, 2007

sábado, julho 28, 2007

the pixies: in heaven

Sábado de manhã, acordar cedo, ir à revisão do carro em Avintes, no meio do nada. Três quartos de hora no Café de beira de estrada, "o Aleixo", a ler jornais e a ver o Tonight Show do Jay Leno na Sic Mulher. Com um dia tão soalheiro, depois duma noite de sexta agradável rodeado de amigos, a vinda para casa encaixou com perfeição com Pixies "In Heaven ...". às vezes não são precisos grandes acontecimentos para nos sentirmos mesmo bem.
(Já agora, para postar este vídeo tive que passar os olhos inevitávelmente por excertos do Erasorhead do Lynch. Sempre achei que tinha curtido o filme porque a minha costela pseudo-artística quase me obrigava a tal. Destes excertos creio que desmistifico esta sensação. O ambiente do filme toca-nos mesmo, o que é fantástico por mais mirabulante e despropositado que possa ser o desenrolar da película. Desxa-nos uma sensação de repulsa e pesadelo que eu pessoalmente costumo gostar de sentir. Está lá.)

Só sei que não quero saber disso


Aparentemente, a filosofia em Portugal tem tido progressivamente menos peso na formação do secundário, ao ponto que recentemente deixou de fazer parte das provas de acesso ao ensino superior em diversas áreas. Ora, pessoalmente não interessa realçar o efeito positivo ou negativo desta questão, imagino que em Portugal a ideia dominante é que a Filosofia é inútil. tenha para comigo que é uma coisa indispensável e basilar na criação de tecido humano com uma forte consiência social e capacidade de reflexão, autocrítica, análise e ética em todos os parâmetros do dia a dia. Isto é cidadãos mais conscientes e menos egoístas, com ideiais próprios e um pouco mais sensiveis ao panorama global da sociedade em que se inserem e de que dependem ao invés de tão focalizados apenas no seu sucesso financeiro duma forma directa e linear, "a qualquer custo".

Também tenho a ideia que não é da forma que a Filosofia era/é dada nas escolas - uma espécie de história da filosofia com datas para empinar e nomes de correntes filosóficas e pensadores com nomes germânicos e silhuetas helénicas em mármore para saber para o exame - que se chega a este estado de abertura mental e capacidade de autoconsciência desejado.

Mas já divaguei bem mais do que pretendia.

Na verdade, o que achei piada ao ouvir sobre este contínuo desvanecer da Filosofia no ensino em Portugal actualmente foi que seria de imaginar que sobre a liderança de nada mais nada menos do que o próprio Sócrates as coisas tivessem uma tendência completamente oposta ...

sexta-feira, julho 27, 2007

O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem
momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

Fernando Pessoa

quarta-feira, julho 25, 2007

O Tio


Sozinho a dois

Se viver a um é estar sozinho, o que será viver a dois? Estar um pouco menos só?...
Para mim, preciso de uma vida a mil.

domingo, julho 22, 2007

Bill Evans - Summertime - Jazz 625

Revi o "Once Upon a Time in America" e deu-me para o Summertime. E está na época e tudo.

sexta-feira, julho 06, 2007

Eu estou nos 24 e tu?

O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável.
A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:

IMC = peso / (altura^2)


Condição IMC em adultos

abaixo do peso (magrela): abaixo de 18,5
no peso normal (MadLCP): entre 18,5 e 25
acima do peso (MadLCP depois dos casamentos): entre 25 e 30
obeso (vivó gordo!): acima de 30

domingo, julho 01, 2007

80's Party

Gustavo e Sónia e restante organização estão de parabéns.

A festa esteve lá em cima! Do melhorzinho que há.
Boa disposição, animação à grande, a apelar ao espírito revivalista de quem se fez pessoa no bizarro domínio que foi a década de 80.
Deixei-me realmente levar (a cerveja ajudou...).
Pessoalmente, adoro quando o pessoal se junta assim em verdadeiro espírito de celebração.
Raios partam a chuva, e vivam os Jovens heróis de shaolin, o Kit e os Três moscãoteiros!!!


Soalheiro vs Solarengo

soalheiro de soalho < Sol adj., diz-se do lugar exposto ao Sol; s. m., fam., reunião de pessoas ociosas a falar na vida alheia, habitualmente sentadas ao Sol.

solarengo do Lat. solu, solo adj., relativo a solar (casa nobre); s. m., senhor do solar; o serviçal ou lavrador que vivia no solar.