sexta-feira, setembro 29, 2006

A Associação Nacional das Excepções


Está é, sem dúvida, a fotografia mais excepcional que eu já vi!

quarta-feira, setembro 27, 2006

Space Shuttle e ISS

Adorei esta fotografia. Foi tirada a partir da Terra por Thierry Legault.


















Mostra o space shuttle e a estação internacional em frente ao sol. Podem ler mais sobre a foto e também vê-la por inteiro nesta página da NASA.

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos, Teresa para o
convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto
Fernandes
que não tinha entrado na história.

Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, setembro 22, 2006

Fumo branco.




AQUI!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Super Timor

Trajectórias

QUEM viaja de Lisboa para Nova Iorque costuma aproximar-se da costa norte-americana pelo menos uma hora antes da chegada ao destino. Nessa hora, observa a costa recortada do Estado do Massachusetts, a ilha Martha's Vineyard e outros destinos turísticos. Sobrevoa depois Long Island e as suas praias, viajando de norte para sul em direcção à cidade de Nova Iorque. Olhando para o mapa, parece que o avião fez um grande desvio e que, em vez de voar a direito sobre o Atlântico, preferiu encontrar o Novo Mundo a norte, onde pela primeira vez os portugueses o abordaram, e descer depois para o seu destino.Quem olhar para um globo, no entanto, repara que terá viajado pelo caminho mais curto, que corresponde a um arco de círculo máximo, isto é, um arco de um círculo que contém os pontos de partida e de chegada e que tem o centro no centro da Terra. Esticando um cordel sobre o globo e fazendo-o passar por Lisboa e por Nova Iorque, verifica-se que o caminho mais curto entre as duas cidades bordeja de facto a costa do Massachusetts. Quer dizer, para seguir o caminho mais curto entre dois pontos de latitude muito semelhante - 39 graus para Lisboa e 41 para Nova Iorque -, o avião começa por voar para oeste e um pouco para norte e acaba por fazer um trajecto para oeste e um pouco para sul.
Tudo isto pode parecer simples e evidente, mas demorou muito tempo a que os navegadores o entendessem. O primeiro a percebê-lo em toda a sua extensão foi Pedro Nunes (1502-1579).
O cosmógrafo real deparou-se de facto, com o problema inverso, que é um problema mais difícil: será que, para se viajar entre dois pontos, é conveniente tomar sempre a mesma direcção? O problema foi-lhe sugerido por Martim Afonso de Sousa, fundador das primeiras colónias que Portugal teve no Brasil. Querendo vir do Rio da Prata para Lisboa, verificou que deslocar-se para leste não bastava e que precisava de se deslocar também para norte. Mais importante, não era fácil perceber qual era a direcção exacta em que deveria viajar.
O génio de Pedro Nunes consiste em ter distinguido claramente duas possíveis trajectórias para um barco no mar alto. Uma seria a trajectória de distância mínima entre dois pontos, correspondendo a um arco de círculo máximo - é a chamada ortodromia. Outra, seria a trajectória seguida por um barco que mantivesse sempre a mesma orientação em relação aos pontos cardeais - é a chamada linha de rumo, mais tarde conhecida como loxodromia. Só em casos muito especiais é que as duas trajectórias coincidem: quando se viaja ao longo do Equador, de leste para oeste ou de oeste para leste, ou quando se viaja ao longo de um meridiano, de norte para sul ou de sul para norte. Em todos os outros casos, as duas trajectórias não coincidem. Para seguir a trajectória mínima entre Lisboa e Nova Iorque, os aviões não seguem uma linha de rumo, mudam constantemente de orientação cardeal, para poderem seguir um arco de círculo máximo.
Ao descobrir a linha de rumo, Pedro Nunes provou também que um barco que, hipoteticamente, num planeta completamente coberto de água, seguisse sempre uma mesma direcção cardeal, acabaria por não regressar ao mesmo lugar, como na altura se pensava, mas seguiria uma espiral infinita, dita espiral loxodrómica, aproximando-se de um dos pólos, mas só o alcançando após um número infinito de voltas.

continua aqui

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/ciencia/e6.html

sexta-feira, setembro 15, 2006

yo no creio in la lluvia de ranas, pero que las hay hay...




Raining animals is a relatively common meteorological phenomenon, with occurrences reported from many countries throughout history. The animals most likely to drop from the sky in a rainfall are fish and frogs, with birds coming third. Sometimes the animals survive the fall, especially fish, suggesting a small time gap between the extraction and the actual drop. Several witnesses of raining frogs describe the animals as startled, though healthy, and exhibiting relatively normal behavior shortly after the event. In some incidents, however, the animals are frozen to death or even completely enclosed in blocks of ice. These occurrences may be evidence for the transport of the victims to high altitudes, where the temperature is below zero, and they show how powerful meteorological forces can be. The potential violence of this phenomenon is shown by examples where the product of the rain is not intact animals, but shredded body pieces.

http://en.wikipedia.org/wiki/Raining_animals

quinta-feira, setembro 14, 2006

Grandes Ditos Futeboleiros Pelos Maiores Artistas

II - A arte Nacional: Ditos de Outros artistas nacionais dignos do Grande gabriel alves

David Borges: "Aí vai, Luiz Henrique, já passou pelo primeiro, vai rematar, remata RASTEIRO - POR CIMA da barra!!!"

Rui Tovar após um golo:"Acabámos de assistir a um golo substantivo que não pode ser adjectivado."

Francisco Figueiredo: "…Ena! Excelente… Amaral… a vantagem de ter um olho para cada lado!"

Joaquim Meirim: "Desde que o jogo começa, há sempre a hipótese de acontecer um golo…"

Comentador: "Lá vai Paneira no seu estilo inconfundível….. (pausa)….. oh não, é o Veloso"

Comentador: "Dos jogadores que estão a aquecer, Hélder foi o que já tirou os calções."

Comentador: "...e o árbitro foi agora atingido por um objecto estranho, provavelmente atirado por um TELESPECTADOR..."

No decorrer de um qualquer jogo do Felgueiras, a dado momento surge na imagem um "banner" da claque com o seguinte dizer: "NON STOP BOYS"
Comentário rápido do locutor desportivo que estava de serviço:
"Aí está, o público a pedir - NÃO PAREM RAPAZES"

Comentador:"Centro bem tirado por Didier Lang - a bola A SUBIR e depois... a DESCER! - Sim senhora, excelente!"

Carlos Daniel faz a seguinte pergunta a um outro comentador:
"…o que achas que o Benfica ganhou com esta substituição?"
Resposta do outro comentador:
"Penso que o Benfica GANHOU MENOS um recuperador de bola..."

Ao intervalo, Diamantino afirma:
"Estamos a jogar bem, conseguimos marcar o 1-0… na segunda parte iremos trabalhar para marcar o segundo 0"

"O Mister apostou em mim... agora não posso DESFRALDA-LO"

quarta-feira, setembro 13, 2006

Para amantes da dita cuja...

http://blogs.publico.pt/artephotographica/

domingo, setembro 10, 2006

viagens virtuais

http://pt.trekearth.com/

sábado, setembro 09, 2006

dE MOMA a Dublin



Arnold Newman (1918-2006)

#Igor Stravinsky [1946]



Arnold Newman (AN): Like my portrait of Stravinsky. It's not really an environmental ... you know I'm called the father of the environmental portrait?
GI: Yes. What do you think of that label?
AN: I don't mind the label, but I also do other things -- I do abstractions, still lives and photojournalism (like my book on Stravinsky).



#Alfried Krupp [1963]

GI: Have your personal feelings about someone ever affected the way you chose to photograph that person?
AN: There's only twice I ever tried to deliberately show an individual as bad, and that was Alfried Krupp and Richard Nixon. Actually, I didn't do it on purpose to Nixon -- he did it to himself.
I deliberately put a knife in Krupp's back, visually. He was a friend of Hitler's and Hitler let him use prisoners as slave labor. If the prisoners fell, he just unchained them and they went directly into the crematoriums in Auschwitz.
Krupp's people realized I was Jewish, and they were worried that I might not be kind to him. I was trying to figure a way to show who he really was without being obvious. I lit from both sides and I said, "Would you lean forward." And my hair stood up on end. The light from the sides made him look like the devil. It's an un-retouched photograph. He actually was a handsome man.

#Robert Moses [1952]

AN: I did want to show him as the builder of New York. I had the idea exactly as you see it. And he was very happy with it.
We got a huge aluminum I-beam and put big heavy weights on one end so it would be sturdy. The "connector" at the end is an Arnold Newman fake. I got a big piece of cardboard and some clay and I very carefully made it to look that way, then painted it the same color we painted the I-beam. Moses is only about two-and-a-half feet off the ground and about 12 feet from the East River -- it was the angle. And it's just a single shot, un-fake. People say, "Wow, you did a great job on the computer," and I say that computers weren't invented until later.

sexta-feira, setembro 08, 2006

Frase que importa para todos nós!

"A cunhada da minha mulher namora com o irmão da mulher de Jorginho, de quem fui colega de equipa no Goiás, em 2001."

Cleiton, jogador do Estrela da Amadora

in jornal o jogo

quarta-feira, setembro 06, 2006

Luís Miguel Nava


o mar, no seu lugar pôr um relâmpago

Luís Miguel Nava
#Revista Relâmpago (nº 1)

Frequentemente ao olhar uma paisagem tenho a plena consciência de que a estou a ver em português e de que, se outra fosse a minha língua, seria igualmente outra a paisagem que eu veria. À pergunta que é comum ouvirmos "em que língua pensas" deveria, nesta perspectiva, sobrepor-se esta outra "em que língua vês?".

Me and Charlie


“Life is a tragedy when seen in close-up, but a comedy in long-shot.” C. Chaplin

segunda-feira, setembro 04, 2006



Festa bonita e generosa, a do Avante.

Quem é amigo, quem é?

http://www.radarlisboa.fm/

Para ouvir no PC!!!!